segunda-feira, 2 de junho de 2008

Do bem

Fico impressionada com a capacidade que algumas pessoas têm de gastar 20 palavras para dizer coisas que poderiam ser ditas com apenas cinco. Não estou falando aqui dos poetas, escritores, atores e afins. Esses podem gastar o tempo que quiserem para falar a baboseira que bem entenderem. A audiência vai depender da capacidade de conquistar o público.

Estou falando disso porque hoje tive aula com uma professora extremamente prolixa. Talvez eu esteja sendo dura demais, mas não consigo ver muito sentido no uso de expressões como “a metaforma da dialética dos processos cognitivos”. Tá, isso foi apenas um exemplo, ela não disse exatamente isso. Mas quase engoli a professora com meus bocejos. Sei que isso deve ter parecido muito desrespeitoso, mas era mais forte que eu.

Bom, o que eu queria mesmo dizer é que, apesar de toda a enrolação, o final da aula me fez pensar em uma coisa bem legal. A professora apresentou o resultado de uma pesquisa sobre o voluntariado no setor de oncologia do HUB. Depois de ver os resultados, fiquei imaginando como eu queria ser um pouco mais solidária, altruísta (tá aí uma palavra pomposa que eu adoro!). E olha que eu não estou falando de coisas complexas, como trabalhar no Médicos sem Fronteiras ou na Cruz Vermelha. Falo de solidariedade com as pessoas do meu lado, em atos simples que podem mudar o dia de alguém.

Um colega da pós é um verdadeiro exemplo do que estou falando. Ele senta do outro lado da sala, quase não fala comigo, mas sempre me olha com um jeito meigo e de quem está pronto para ajudar. Além disso, tem um hábito que eu achei lindo: traz uma caixa de bombons para a turma toda a semana. No trecho abaixo, ele explicou porque faz isso:

“Com relação ao chocolate de toda a segunda-feira, é o seguinte: ... Vejam o filme 'Chocolate', com Johnny Deep, Alfred Molina, aquela atriz do 'Matrix', Jaqueline Binoche (aquela francesa !?!), etc, ... bem é sobre a mágica do chocolate na vida das pessoas de uma comunidade: mudanças, transformações, superações... como sou um idealista penso a mesma coisa para todos nós... um abração para todos, um feliz sábado e domingo, Jácomo.”

Não sei se vou chegar a ter a mesma determinação do Jácomo. Mas acho que quero muito ver esse filme.

2 comentários:

Paulinho Mesquita disse...

Me sortear todo dia já é uma forma de ser solidário com o próximo carol, aproveite!!

Virgínia Soares disse...

Ah tenho ver esse filme!!!!