quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mais que palavras

Uma coisa que eu adoro fazer é observar o jeito que as pessoas falam. Não os sotaques ou erros de português, mas o uso das palavras e expressões. Com essa mania, sempre acabo aprendendo alguma coisa nova. Nem sempre tão útil, é claro.

Hoje, no trabalho:

Apoena – É, isso aí ficou meio fompa.

Eu - ???

Apoena – É, fompa.

Eu – O que é fompa?

Apoena – Sinônimo de fuampa.

Eu – Fuampa?

Apoena – É, coisa ruim, de má qualidade.

Eu – Ah.

Outra coisa que eu acho legal é observar a “magnitude” das palavras. Existem algumas que, carregadas de sentido, acabam se transformando em verdadeiras entidades. A mais emblemática delas é “mercado”. Todo mundo já ouviu falar do Mercado. “Hoje, o Mercado está nervoso” ou então “o Mercado está tranqüilo até mesmo para transações de alto risco”. Imagino o Mercado como um senhor de idade avançada, muito esperto e, obviamente, sacana. O Mercado mora em uma cidade riquíssima da Suíça, vizinho ao Capitalismo e ao Consumo. Todos senhores de muito respeito. Pelo menos aparentemente.

Além do Mercado, outra palavrinha que chama a minha atenção é “imprensa”. A Imprensa e sua irmã gêmea, a Mídia, são geniosas, aproveitadoras e, por vezes, cruéis. Já foram responsáveis pela desgraça de muita gente. Não perdoam. São como urubus atrás de carniça. Mas apesar do caráter duvidoso, ambas são muito procuradas. Geralmente, por pessoas de caráter não menos duvidoso.

De vez em quando, a Imprensa e Mídia fazem uma boa ação, meio que para justificar suas existências. Aí, o Povo, sujeito batalhador e ingênuo, passa a admirar o trabalho das gêmeas. Cuidado, Povo. Muitas vezes, o trabalho da Imprensa e da Mídia é meio, assim, fuampa.

3 comentários:

Ana Ribas disse...

pra cada palavra vc imagina uma pessoa??
noss.........vou te perguntar sobre umas outras palavras depois!!!
HAHAHAHAHAHAHAHA

beijooooooos

MIRIAM disse...

Minha filha. Como é bom ler as tuas palavras. É uma forma que me faz pensar que estamos conversando. Além do que, é impressionante como somos parecidas. Que tal analisármos os "carneirinhos/salmões" do céu?
Beijos

Paulinho Mesquita disse...

E como é a pessoa da expressão "PUTAQUEOPARIU!!!"??

PS: o Apoena é o rei do vocabulário esquisito!