domingo, 28 de junho de 2009

À capital gaúcha

Uma amiga Jbete (para quem não sabe, grupo de ex-companheiras do falido Jornal do Brasil) jura que Porto Alegre é o paraíso das mulheres solteiras. Acabou de mandar um e-mail falando que todos os homens bonitos do Brasil decidiram se esconder na capital gaúcha. Morri de rir. Estive lá há uma semana e confesso que fiquei mais impressionada com a beleza das mulheres do que com a dos homens.

Lá, não tem essa de colocar uma roupinha despretensiosa e sair como quem não quer nada para jantar ou tomar uma cerveja com as amigas. Qualquer evento exige uma mega produção, que começa com escolha de roupas e acessórios chiquérrimos e termina com uma maquiagem bem feita, no melhor estilo "sou linda e sei disso".

Isso não significa que as gaúchas gastem os tubos para entupir o armário. Caminhei pelo centro da cidade e pude atestar que as lojas populares vendem roupas muito elegantes. Por que isso não acontece aqui também?

Porto Alegre tem opções de lazer para todos os gostos. É o que dizem, infelizmente, não dá para checar isso em apenas um final de semana. Mas se sai melhor quando o assunto é boa mesa ou rock'n roll.

Se Porto Alegre fosse uma bebida, seria um vinho. Se fosse um prato, seria uma massa com molho branco ou rosé, talvez com um toque de pimenta - perdoem-me os fanáticos por churrasco. Se fosse uma balada, seria um pub. Se fosse uma pessoa, seria um daqueles porto alegrenses que adora a própria cidade e lembra das datas históricas que aprendeu na escola, há muitos anos atrás.

Termino esse texto plagiando a minha amiga Jbete. Tentem POA uma vez na vida. Sério. Vai ser a alegria de vocês.

4 comentários:

Paulinho Mesquita disse...

bah, não conheço POA.

Professor Alberto Menegotto disse...

"Porto Alegre do meu andar, do meu já longo andar... Conheço Porto Alegre nem como a palma de minha mão..." São dois versos de Mário Quintana, a maior expressão poética de Porto Alegre. Nesta cidade nasci, vivo, amo minha mulher trabalho muito. "Arando terras, provando vinhos, 64, 66, 68um mau tempo talvez, anos 70 não deu pra ti, e nos 80 eu não vou me perder por aí..." (Kleiton e Kledir). E ainda há HORIZONTES... e Fogaça: PORTO ALEGRE É DEMAIS...
Queremos vocês aqui de novo, meninas.
Beijo da Mãe edo Beto.

MIRIAM disse...

Sei que não é novidade mas não custa nada lembrar: Porto Alegre também tem (talvez o mais importante) tua mãe e teu padrasto (que palavra horrível para designar alguém tão amoroso) esperando a ti e a tua irmã, sempre de braços abertos.
Beijos

Ana ribas disse...

Po.....fui lá há muito tempo!mas eu amei tb!eu ainda volto!
:D